segunda-feira, 18 de abril de 2016

Os prazeres e mistérios de ler....



  '' A leitura é uma fonte inesgotável de prazer, mas por incrível que pareça a quase totalidade não sente esta sede''.... ( Carlos Drummond de Andrade)


     Após nossa primeira aula de Literatura, apenas uma grande certeza frente a minha ''nova'' prática pedagógica. Tenho o dever de ler, reler e ler de novo aos meus alunos.
    Se todos soubesses como esse ato é importante, e se dessem conta da 'fonte inesgotável de prazer que ela possui', formaríamos uma geração culta, e não apenas isso, uma geração questionadora, batalhadora e ''corajosa'', que lutaria por seus ideias e que não se contentaria em assistir as reproduções de um Sistema falido e fadado ao fracasso. Digo isso com convicção, pois qualquer forma de leitura inquieta, provoca e movimenta o mundo de formas diferentes.
    Literatura é RENASCIMENTO, SENTIMENTO, CRIATIVIDADE, BRINCAR COM PALAVRAS, VESTIR PERSONAGENS, LITERATURA É GESTO. Literatura como diz Drummond é PRAZER.
    Que a partir de agora eu, sob este novo olhar, possa permitir e vivenciar esta fonte  inesgotável que é o prazer pela leitura, e mais que isso, que possa motivar meus amados alunos a fazer o mesmo!



quarta-feira, 6 de abril de 2016

'' Sou criança e meu trabalho é Brincar''.



''... Quando você me pergunta o que eu fiz na escola hoje,
     e eu digo, eu brinquei.
     Por favor, não me entenda mal.
     Porque enquanto eu brinco estou aprendendo.
     Estou aprendendo a ter prazer,  e ser bem sucedido no meu trabalho.
    Eu estou me preparando para o amanhã.
    Hoje eu sou criança e meu trabalho é brincar.''
                                         (Anita Wadley)   



        Quantas reflexões após essas semanas de aula, em especial a nossa primeira aula de Ludicidade na Educação. Mal sabia eu, quanto o lúdico é importante para nossas crianças em idade escolar. Sim refiro-me aqui BRINCAR PELO BRINCAR.
        Este ato de brincar é vital, pois inconscientemente a criança reproduzirá sua realidade. A criança irá aprender a lidar com conflitos, estabelecer regras de convivência e como vimos no poema acima citado: '' seu único trabalho deveria ser o brincar.''
        Como professores, precisamos permitir que estes momentos aconteçam livremente, não apenas no ''recreio'', mas inclusive na sala de aula. Precisamos adentrar nas sapequices dos alunos, para que eles também adentrem em nossa seriedade.
        Que daqui pra frente, eu possa ''olhar'' as brincadeiras e os jogos lúdicos de forma cuidadosa, carinhosa, indagando e interpretando este bem fazer, e especialmente que em minhas aulas este ato se torne parte da rotina, pois enquanto eles brincam, tenho certeza, eles estão aprendendo!