O ato de brincar é imprescindível para a criança se situar. É através deste, que os seres em formação irão reproduzir suas realidades, aprendendo a lidar com conflitos e estabelecer regras de convivência.
O fator brincar e jogar possui um papel importantíssimo, inclusive o de detectar traumas e problemas. A Psicanálise nos confirma isso, pois em estudos recentes chegou-se a seguinte conclusão: ''Segundo a Psicanálise, podemos expressar nossos desejos de forma simbólica quando sonhamos, fantasiamos e BRINCAMOS... A criança, por exemplo, pode se sentir compelida a brincar repetidamente com o que lhe causa sofrimento.''( Carvalho, 2005 p.32)
Os jogos contribuem muito quando usados em sala de aula. Desenvolvimento de raciocínio lógico, e construção de regras são alguns dos pontos importantes em que eles nos auxiliam.
Precisamos quais educadores, desafiar, instigar e motivar nossas crianças através das brincadeiras, para que elas possuam seu pleno desenvolvimento social, emocional, moral e intelectual.
Sim, brincando aprendemos! Brincando conseguimos desenvolver autonomia! Brincando formamos vínculos! Brincando podemos transformar nosso modo de ser e agir! Como já mencionado, brincar é coisa séria, e a chave para um futuro promissor!
REFERÊNCIAS:
Carvalho, Alyssom 2005-Concepções do Brincar na Psicologia p.32)
Karina, importante tua postagem no sentido de afirmar a importância do ato de brincar. Muitos vezes a brincadeira é vista como atividade para momentos isolados na escola.Como se aprender e brincar fossem dois momentos distintos.Importante ressaltar que brincar possibilita o desenvolvimento social, cognitivo e moral das crianças.
ResponderExcluirSigo aprendendo com as colegas do PEAD.
Parabéns, Karina!
Obrigado Fátima!! Realmente no Pead, aprendemos muito com nossas trocas.. Grande beijo e saudades!!
ResponderExcluir