sábado, 29 de agosto de 2015

Síntese Reflexiva

                                         
                                                 Elaboração de uma Síntese Reflexiva.......


     O momento que passamos para a elaboração da síntese reflexiva, confesso que para mim foi um momento de grande apreensão. Não só porque possuí bastante dificuldade de compreende-la, mas porque apesar das constantes explicações as dúvidas ainda se faziam presentes: ''O que escrever? Que tipo de linguagem usar? Quanto escrever? Após ser revisado como seria ter de mudar afim de melhorar nossa elaboração?''
    Pois bem antes de iniciar a parte escrita dei total atenção ao número de páginas, tamanho da fonte e assim sucessivamente. Por livre vontade, pesquisei sobre as regras da ABNT para que meu trabalho escrito não estivesse muito ''longe'' do padrão exigido dos alunos da UFRGS.
    Alem do que já foi mencionado, foi muito desafiador para mim colocar junto de meus pontos de vista- as reflexões-ou base teórica que as fundamentava. Graças as queridas tutoras Del Carmen e Betynha, com suas incansáveis explicações compreendi e fiz de acordo com o que havia sido pedido.
    Colocar naquelas páginas o que para mim foi importante ao longo deste semestre, foi bem difícil também, pois na verdade TUDO o que vimos FOI IMPORTANTE.Então resumir em oito páginas TUDO foi um tanto complicado.
     Confesso que esta parte escrita foi a mais demorada. Exigiu longas tardes de estudo e concentração... Como boa gaúcha que sou, estas foram acompanhadas de muito chimarrão e pipoca.

 
     Após  realizar a parte escrita então, duas coisas me chamaram atenção. A tutoria estava de ''plantão'' por assim dizer, pois assim como enviamos a primeira versão, rapidamente esta retornou para que fosse realizado os reparos e arrumações.
     Porém a parte da coordenação, acredito que deixou a desejar em certo aspecto. Algumas orientações, principalmente as com relação a formatação da capa, foram dadas a nós menos de seis horas  antes de entregarmos o trabalho pronto. Claro que, todo trabalho deve possuir uma capa, porém esta não deveria ser exigida assim de última hora.
     Bem, ao ver concluída a segunda versão, e esta estar pronta para entregar , o misto de nervosismo e alegria tomaram conta de meu coração. É realmente maravilhoso ver mais uma etapa de nosso Workshop sendo concluída. Logo, logo então iríamos a parte oral- o que foi realmente EMOCIONANTE!!!











         

   

sexta-feira, 21 de agosto de 2015

Aprendizagens Workshop/01

                             Aprendizagens WORKSHOP: Preparação e Organização 
                                                           do Material 

        Após estas férias, chego a conclusão de que terei muito trabalho pela frente.. Já estava com saudades deste nosso canal de ''comunicação'' por assim dizer. Pois bem, minha primeira postagem neste semestre tem a ver com o WORKSHOP de avaliação, pelo qual todos do PEAD foram submetidos no semestre passado! Só uma coisa a dizer sobre ele: EU SOBREVIVI a este riquíssimo meio de avaliação!
      Neste momento se tornou mais tranquilo falar sobre o WORKSHOP, pois com certeza esta experiência se tornou marcante para mim. Acredito que eu, e os demais colegas ''padecemos'' até compreender  ao certo o que era este método avaliativo e o que deveria conter nele. A ideia de passarmos por uma banca, na qual defenderíamos e argumentaríamos nossos pontos de vista era mais que assustadora, pois somos leigos neste assunto e sabemos que, ''bancas'' são comuns no final de uma vida acadêmica e não logo no início.
      Pois bem ao passar este primeiro impacto e susto sobre a responsabilidade deste trabalho, parti em colocar a cabeça pra funcionar e refletir sobre as reais aprendizagens que tive ao longo deste caminho. Para tanto, precisei reorganizar e preparar o material afim de apresentá-lo.
      Partindo do princípio que o Workshop de Avaliação era individual e tinha por finalidade fazer-nos refletir  sobre o processo de aprendizagem- e avaliação- INTERDISCIPLINAR; pensei então nas quatro interdisciplinas, e no que aprendi nelas durante este semestre: mas pensei nelas como peças de um quebra cabeça e em como elas se encaixaram em tudo na construção de meu saber.
      Sob tal enfoque da interdisciplinaridade, revi e reorganizei textos, fóruns, vídeos e em como estes se completavam  e em como estes influenciaram a minha prática docente. Por exemplo: ao pensar em meus próprios alunos,  e muitas vezes não entender o porque de determinadas atitudes e comportamentos, bem como por saber que a educação no Brasil é desvalorizada a todo momento, foi de grande valia entender o porque disso acontecer estudando a teoria. Ou seja, meus alunos possuem certos comportamentos, porque possuem sua CORPOREIDADE, e como profissional preciso respeitar isso. E a educação está indo de mal a pior, pelo simples fato de que a disciplina ''CULTURA E SOCIEDADE'' nos fez compreender que o processo histórico-cultural do Brasil é esse: desmerecimento, dignidade esvaziada, classe dominante massacrando os menos favorecidos e assim por diante. Gente foi emociante perceber tudo isso e entender, vivenciando isso em sala de aula!
      Claro que citei apenas dois exemplos. Mas durante o semestre muito eu aprendi. Como já havia mencionado, para realizar este primeiro trabalho precisei preparar e reorganizar todo material estudado.Para isso, precisei tempo,para reler anotações e polígrafos, assistir explicações bem como debater com outros colegas, para obter diferentes pontos de vista.
     No geral, esta primeira parte ao meu ver foi a mais tranquila, pois '' EU''  fui a autora neste momento. Eu decidi sobre o que falaria. Eu pude chegar a conclusão do que havia sido mais significativo para mim no que se referia ao meu aprendizado individual.
      Em minha próxima postagem falarei sobre os desafios e superações que começaram a surgir a partir da segunda parte de nosso trabalho, que foi a escrita de nossa Síntese Reflexiva.... Aguardem!!!!