sexta-feira, 21 de agosto de 2015

Aprendizagens Workshop/01

                             Aprendizagens WORKSHOP: Preparação e Organização 
                                                           do Material 

        Após estas férias, chego a conclusão de que terei muito trabalho pela frente.. Já estava com saudades deste nosso canal de ''comunicação'' por assim dizer. Pois bem, minha primeira postagem neste semestre tem a ver com o WORKSHOP de avaliação, pelo qual todos do PEAD foram submetidos no semestre passado! Só uma coisa a dizer sobre ele: EU SOBREVIVI a este riquíssimo meio de avaliação!
      Neste momento se tornou mais tranquilo falar sobre o WORKSHOP, pois com certeza esta experiência se tornou marcante para mim. Acredito que eu, e os demais colegas ''padecemos'' até compreender  ao certo o que era este método avaliativo e o que deveria conter nele. A ideia de passarmos por uma banca, na qual defenderíamos e argumentaríamos nossos pontos de vista era mais que assustadora, pois somos leigos neste assunto e sabemos que, ''bancas'' são comuns no final de uma vida acadêmica e não logo no início.
      Pois bem ao passar este primeiro impacto e susto sobre a responsabilidade deste trabalho, parti em colocar a cabeça pra funcionar e refletir sobre as reais aprendizagens que tive ao longo deste caminho. Para tanto, precisei reorganizar e preparar o material afim de apresentá-lo.
      Partindo do princípio que o Workshop de Avaliação era individual e tinha por finalidade fazer-nos refletir  sobre o processo de aprendizagem- e avaliação- INTERDISCIPLINAR; pensei então nas quatro interdisciplinas, e no que aprendi nelas durante este semestre: mas pensei nelas como peças de um quebra cabeça e em como elas se encaixaram em tudo na construção de meu saber.
      Sob tal enfoque da interdisciplinaridade, revi e reorganizei textos, fóruns, vídeos e em como estes se completavam  e em como estes influenciaram a minha prática docente. Por exemplo: ao pensar em meus próprios alunos,  e muitas vezes não entender o porque de determinadas atitudes e comportamentos, bem como por saber que a educação no Brasil é desvalorizada a todo momento, foi de grande valia entender o porque disso acontecer estudando a teoria. Ou seja, meus alunos possuem certos comportamentos, porque possuem sua CORPOREIDADE, e como profissional preciso respeitar isso. E a educação está indo de mal a pior, pelo simples fato de que a disciplina ''CULTURA E SOCIEDADE'' nos fez compreender que o processo histórico-cultural do Brasil é esse: desmerecimento, dignidade esvaziada, classe dominante massacrando os menos favorecidos e assim por diante. Gente foi emociante perceber tudo isso e entender, vivenciando isso em sala de aula!
      Claro que citei apenas dois exemplos. Mas durante o semestre muito eu aprendi. Como já havia mencionado, para realizar este primeiro trabalho precisei preparar e reorganizar todo material estudado.Para isso, precisei tempo,para reler anotações e polígrafos, assistir explicações bem como debater com outros colegas, para obter diferentes pontos de vista.
     No geral, esta primeira parte ao meu ver foi a mais tranquila, pois '' EU''  fui a autora neste momento. Eu decidi sobre o que falaria. Eu pude chegar a conclusão do que havia sido mais significativo para mim no que se referia ao meu aprendizado individual.
      Em minha próxima postagem falarei sobre os desafios e superações que começaram a surgir a partir da segunda parte de nosso trabalho, que foi a escrita de nossa Síntese Reflexiva.... Aguardem!!!!

2 comentários:

  1. Karina sempre dedicada, gostei de suas publicações. Um abraço

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  2. Olá Karina,

    Não apenas tu sobreviveste ao workshop de avaliação, como tu saíste qualificada, protagonista, autora do processo de construção de conhecimento. Parabéns por conseguires demonstrar nestas três postagens a tua caminhada.
    []'s
    Tutoras Jacque e Betynha

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