sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

Brincar na Escola



     Conforme vimos no vídeo Caramba, Carambola, o ato do brincar é extremamente importante para as fases de educação infantil e séries iniciais. Para as crianças, o brincar é uma forma de linguagem  que expressa para a criança estar no mundo. Através deste ato, a curiosidade e a aprendizagem serão instigados. A ideia de que para estarmos concentrados devemos estar quietos, está retrógrada, pois como sabemos, não pensamos apenas com um cérebro, mas devido nossa corporeidade, somos e pensamos com um corpo inteiro.
     Para as crianças então, é vital que experimentem o seu mundo. Dar liberdade. Abrir espaços dentro da escola para que aja a interação dos diferentes grupos, nos seus diferentes espaços. Precisamos nos desvincilhar de ''nossa cultura educacional engessada'', onde a alguns anos atrás não eramos permitidos brincar. Isso não era valorizado no ambiente escolar, pois a escola era lugar individualista- servia apenas para ler e escrever.
    Ser criança é privilégio! Ser criança é brincadeira! Que possamos valorizar essa etapa tão importante, e permitir que nossos alunos experimentam seu mundo com alegria e satisfação...

A escola dos sonhos....

                                                   


         Me pego neste momento pensando como seria a escola que desejo ver meus netos estudando daqui trinta ou quarenta anos. Com certeza seria uma escola bem diferente das que presenciamos hoje.
        Snyders já falava em uma ''escola alegre''. Sim uma escola que abrisse caminho para que tudo acontecesse diferentemente do que hoje é visto como normal.
       A escola que sonho para os meus netos, seria uma escola pública em que houvesse possibilidades iguais para todos. Um lugar agradável de se estar. Onde o autoritarismo, a repetição mecânica de conteúdos e a cultura massante não se fariam presentes. Um lugar que ensinasse que a cultura social deve ser modificada sempre que houver necessidade.
     Este lugar se tornaria não um local de enclausuramento, que fecha paredes e tranca idéias; mas ao contrário, janelas seriam abertas a todo momento, asas seriam dadas a imaginação e a fantasia daria lugar a esperança e a oportunidade de concretizar dias melhores.
    Sim, tecnologia e artes seriam vistas sob um novo enfoque. Liberdade, autonomia- formação constatante. Transformar seres dispostos a transformar realidades. Seres que interfiram, acreditam e façam mudanças sem temer represálias.
    Sonhar...EIS O DEVER DE NÓS MORTAIS... E agora cabe a mim, tentar fazer minha parte para que este sonho um dia se torne realidade, e que consigamos almejar uma nova escola, onde a alegria por parte do aluno irradie a outros em sua volta!!