terça-feira, 15 de março de 2016

Eixo III



         '' A sua vida tem a cor que você pinta. Pegue as mais belas tintas, e pinte uma linda paisagem.
            Pegue seus mais belos sonhos e construa um castelo.
            Pegue sua fé e sua esperança e as coloque de sentinela neste castelo.
            Pegue sua força e seu amor e viva de bem neste paraíso construído por você..
  NÃO SE ESQUEÇA:
            A sua vida tem a cor que você pinta.
            Seu castelo, o tamanho dos seus sonhos..
            Sua fé e esperança tem a dimensão do seu medo, e sua força e amor tem a grandeza de sua alma...''
                                                                                            (Autor Desconhecido)




                       Que neste eixo, ou neste semestre, possamos pegar nossas tintas, as mais coloridas possíveis e pintar,  ou reinventar, as nuvens cinzentas que por vezes rodeiam nosso fazer pedagógico. Que nossa fé e esperança nunca se esgote, afinal desafios e espinhos sempre encontraremos na busca de nossos objetivos.. Que nunca percamos a fé e o amor por nossa profissão... Que sigamos dispostos a mudar essa Educação, que já não é mais acreditada por quase ninguém... Que consigamos sonhar.. Sim, sonhar num amanhã melhor.. Num amanhã mais justo e igualitário.. Sonhar que tudo é possível e que todos possuam as mesmas oportunidades....
                       Desejo a todos colegas, tutores e mestres um excelente ano de trabalho e aprendizado.. E que juntos, sob um mesmo olhar, nunca esqueçamos que '' a nossa vida tem a cor que nós mesmos pintamos..''  Então, que deixemos o preto e branco de lado, e abusemos neste semestre das cores, pois tenho certeza, que a paisagem, logo mais a frente desenhada, será motivo de muito orgulho e alegria!!!

10 comentários:

  1. Karina,

    É sempre bom iniciar uma etapa munida de energia, de positividade e foco. Tu és focada e por isso tem encontrado o sucesso no curso. Tua postagem está adequada pois traz a poesia (que pode ser entendida como um referencial, ou um excerto de um texto significante), traz a tua reflexão a partir dela e ainda aciona outros sentidos com a inserção da imagem. Continua assim, qualificando cada vez mais tuas postagens.
    []'s
    Tutora JacqueAguiar
    SI

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jaque querida.. Obrigado pelas palavras... Com certeza, foco é essencial em alguns aspectos da nossa vida. Confesso a ti, que minha maior prioridade no momento é essa formação... Continuarei qualificando as postagens sim... Grande bj Kaká.

      Excluir
  2. Querida colega Karina é com imenso prazer que leio sua postagem, que assim como as demais,apresentam diversos elementos e argumentos que fundamentam tornando as postagens mais consistentes e convidativas ao leitor. Beijos, amada.

    ResponderExcluir
  3. Querida colega Karina, tuas palavras encantam o coração, nos faz sorrir e ter a esperança em encontrar em nossos caminhos, menos espinhos, mais alegrias, mais otimismo, menos tristeza. Acreditar em ti é fazer sorrir nossos dias !

    ResponderExcluir
  4. Olá Karina,
    Ficou muito legal tua postagem falando do início do nosso semestre.
    Enriqueceu ela usando no início uma foto da turma e depois um poema que trata de motivação, de seguir em frente.
    E além destes dois elementos fez uma reflexão desejando boa sorte aos colegas e que todos consigamos ter um ótimo semestre.
    Aproveito este momento para te agradecer e te desejar um ótimo semestre também.
    Obrigada!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Olá Karina,
    Ficou muito legal tua postagem falando do início do nosso semestre.
    Enriqueceu ela usando no início uma foto da turma e depois um poema que trata de motivação, de seguir em frente.
    E além destes dois elementos fez uma reflexão desejando boa sorte aos colegas e que todos consigamos ter um ótimo semestre.
    Aproveito este momento para te agradecer e te desejar um ótimo semestre também.
    Obrigada!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Karina ao visitar o teu blog pude, ao ler as tuas reflexões, constatar que na tua escrita podemos observar como sendo uma representação da tua fala. Noto que além de escreveres exatamente como falas também enriquece as reflexões apresentando diferentes elementos bem como também proporciona uma boa base argumentativa. Mas de todas as tuas reflexões escolhi a postagem do dia 17 de novembro de 2015 - Os ''mistérios'' da arte de alfabetizar- por poder ver a tua paixão pelo assunto se interligando com os temas abordados na interdisciplina de alfabetização.

    ResponderExcluir
  7. Karina,
    Escolhi teu blog não por acaso. E, para minha alegria, vi que mais colegas pensam como eu: tua motivação, trajetória e força de vontade são elementos motivacionais para todo o grupo. Gostei bastante dessa tua postagem, especialmente por trazeres nela dois elementos: um belíssimo texto poético, e um discurso que relaciona a reflexão a uma prática não do presente ou do passado, mas do futuro, do porvir. Concordo contigo em todas as tuas colocações, de que precisamos de uma série de elementos (que abordaste), para constituírem um modo de ser docente, que nos capacite para enfrentar as mais diversas adversidades que nos têm sido impostas, no exercício dessa profissão. O texto está com uma boa articulação, e não senti necessidade alguma, em seu contexto, de aprofundamento teórico, o que não significa que ele deva ser deixado de lado todas as vezes que escreveres. Para encerrar, trago uma citação do livro “Pedagogia Profana: Danças, piruetas e mascaradas”, do autor Jorge Larrosa, cuja reflexão tem – a meu ver – relação com o que escreves. Na página 11, da edição de 2001 (Editora Autêntica), afirma o autor que “o professor puxa e eleva, faz com que cada um se volte para si mesmo e vá além de si mesmo, que cada um chegue a ser aquilo que é.” Que consigamos ter força para continuar transformando e autotransformando no dia a dia de nossas escolas, e claro, em nossa trajetória no Pead. Grande abraço!

    ResponderExcluir
  8. Karina,
    Escolhi teu blog não por acaso. E, para minha alegria, vi que mais colegas pensam como eu: tua motivação, trajetória e força de vontade são elementos motivacionais para todo o grupo. Gostei bastante dessa tua postagem, especialmente por trazeres nela dois elementos: um belíssimo texto poético, e um discurso que relaciona a reflexão a uma prática não do presente ou do passado, mas do futuro, do porvir. Concordo contigo em todas as tuas colocações, de que precisamos de uma série de elementos (que abordaste), para constituírem um modo de ser docente, que nos capacite para enfrentar as mais diversas adversidades que nos têm sido impostas, no exercício dessa profissão. O texto está com uma boa articulação, e não senti necessidade alguma, em seu contexto, de aprofundamento teórico, o que não significa que ele deva ser deixado de lado todas as vezes que escreveres. Para encerrar, trago uma citação do livro “Pedagogia Profana: Danças, piruetas e mascaradas”, do autor Jorge Larrosa, cuja reflexão tem – a meu ver – relação com o que escreves. Na página 11, da edição de 2001 (Editora Autêntica), afirma o autor que “o professor puxa e eleva, faz com que cada um se volte para si mesmo e vá além de si mesmo, que cada um chegue a ser aquilo que é.” Que consigamos ter força para continuar transformando e autotransformando no dia a dia de nossas escolas, e claro, em nossa trajetória no Pead. Grande abraço!

    ResponderExcluir
  9. Karina,
    Debrucei-me sobre teu texto e percebi o quanto uma ideia tem força e o quanto é poderosa, quando nos conectamos a ela. Não há limites para onde uma ideia nos levará. " A motivação é encarada como uma espécie de força interna que emerge, regula e sustenta todas as nossas ações mais importantes."(Vermon, 1973, p. 11) E sob a projeção desta força intrínseca, vamos nos tingindo das mais diversas cores, como sugeres no texto, para formarmos uma bela aquarela ao findarmos o Pead. Bela reflexão, bjs.

    ResponderExcluir