quarta-feira, 6 de abril de 2016

'' Sou criança e meu trabalho é Brincar''.



''... Quando você me pergunta o que eu fiz na escola hoje,
     e eu digo, eu brinquei.
     Por favor, não me entenda mal.
     Porque enquanto eu brinco estou aprendendo.
     Estou aprendendo a ter prazer,  e ser bem sucedido no meu trabalho.
    Eu estou me preparando para o amanhã.
    Hoje eu sou criança e meu trabalho é brincar.''
                                         (Anita Wadley)   



        Quantas reflexões após essas semanas de aula, em especial a nossa primeira aula de Ludicidade na Educação. Mal sabia eu, quanto o lúdico é importante para nossas crianças em idade escolar. Sim refiro-me aqui BRINCAR PELO BRINCAR.
        Este ato de brincar é vital, pois inconscientemente a criança reproduzirá sua realidade. A criança irá aprender a lidar com conflitos, estabelecer regras de convivência e como vimos no poema acima citado: '' seu único trabalho deveria ser o brincar.''
        Como professores, precisamos permitir que estes momentos aconteçam livremente, não apenas no ''recreio'', mas inclusive na sala de aula. Precisamos adentrar nas sapequices dos alunos, para que eles também adentrem em nossa seriedade.
        Que daqui pra frente, eu possa ''olhar'' as brincadeiras e os jogos lúdicos de forma cuidadosa, carinhosa, indagando e interpretando este bem fazer, e especialmente que em minhas aulas este ato se torne parte da rotina, pois enquanto eles brincam, tenho certeza, eles estão aprendendo!


Um comentário:

  1. Karina,

    Experimentar o entrelaçamento de teoria e prática é o desafio que se desenha para cada um de nós professores. O teu relato expressa a tua vontade em acertar, em viver práticas pedagógicas mais alinhadas com um referencial teórico que evidencia o papel da ludicidade. Continua nesta caminhada!
    []'s
    Tutora Jacque

    ResponderExcluir