quarta-feira, 13 de julho de 2016

E nossas aulas de Música...



     Quão enriquecedoras foram as aulas neste semestre, administradas pela professora Leda, na interdisciplina de Música.
     Como menciona Maffioletti:'' em todas as idades, ela (a música) cria o elo afetivo que dá sentido a vida. Entre os jovens, a música é uma forma de compreender o contexto sócio- cultural, os valores, posição política e as transformações sociais.  Para alguns grupos, a música não se reúne imprimindo a eles uma identidade, como também a razão da própria existência do grupo. Sendo assim, temos bons motivos para cantar com nossos alunos.'' (Maffioletti.Leda, 2012p.02).
     Sabendo da importância acima citada, e partindo do princípio que todos nós temos uma musicalidade, e sabendo que a música causa forte sensações de prazer, deveríamos quais professores usá-la em nossas aulas.
    Como diz Queiroz:'' Um aspecto fundamental da música no processo de formação do ser humano é a relação que ela estabelece com a vida das pessoas, invadindo externa e internamente. Por meio da música são evocados sentimentos, lugares, cheiros, medos, alegrias, entre tantos outros aspectos... Ora se a música é inseparável da vida, podemos privar a educação de ter música? Certamente não!
(Queiroz, Luis Ricardo2014 p.02).
    Neste semestre as aulas foram muito incentivadoras, alegres e prazerosas. Se nós adultas, estudantes de um curso de Graduação, nos sentimos bem usando nossa voz, e por vezes colocando a timidez e a vergonha de lado, que dirá o aproveitamento que nossos alunos terão, se permitirmos e levarmos a música para o universo deles?
     Infelizmente a Lei que assegura o ensino de música nas escolas públicas, está longe de ser aplicada. Porém cabe a nós, individualmente, encaixá-la nos diversos conteúdos em sala de aula. Sim, ''tudo na vida há de passar... somente a música há de ficar...'' É ela que tem o grande poder de mexer e transformar nosso íntimo, e consequentemente ser o agente motivacional de mudanças em nossos alunos.

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