Memórias...Quem sou eu???
Olá me chamo Karina Huller Miranda, tenho 28 anos e sou natural de Porto Alegre. Sou mãe de um lindo menino, esperto, querido e muito inteligente. Ele tem cinco anos. Eu sou uma pessoa simples, carismática e muito ansiosa. Tenho tantas coisas para falar com relação a mim mesma e minha docência... Então, vamos lá???
Posso dizer que desde pequena, tinha o sonho de ser professora. As minhas professoras para mim sempre foram algo do tipo, 'heroínas''. Me gabava em cada data especial fazer cartinhas e dar lembrancinhas a elas. Fui crescendo e quando iniciei o segundo grau ( Ensino Médio), cursei na E.E.E.N. Primeiro de Maio o antigo curso Normal. Acontece que adorei! Porém devido a falta de experiência e imaturidade, quando fui para meu estágio final curricular me assustei pois peguei uma turma de Progressão bem difícil. Na época foi impossível de realizar esse estágio, hoje com certeza tiraria de letra.
Pois bem, há doze anos atrás desisti do sonho de ser professora e eis que novos caminhos trilhei a partir de então.
No ano de 2005, conheci o meu ex-marido e pai de meu filho. Naquele tempo ''acreditei no amor'', e em nome deste desisti de muitas coisas. Mas claro precisava de uma profissão. Por minha mãe trabalhar na área da Enfermagem a muitos anos, esta me aconselhou a fazer o Curso Técnico de Enfermagem. Fiz! Exerci a profissão e ODIEI. Vivia deprimida. Mas por necessidade trabalhei, e a experiência e conhecimento que ali obtive me acrescentaram e muito.
E o tempo foi passando, casei e dessa relação tive meu maior tesouro. Meu filho..Minha vida... Quando o meu bebê tinha cinco meses me separei do até então meu marido. Novos desafios a partir de então. Entre eles foi pensar no que faria dali pra frente. Afinal tinha um ser indefeso pra sustentar.
Não sei o que teria sido de mim, naquele momento se não tivesse recebido o apoio de minha família. Em especial a minha amada mãe. Ela que me deu a ideia e oportunidade de voltar a estudar e fazer o Curso de APROVEITAMENTO DE ESTUDOS DO MAGISTÉRIO. Foi quando voltei a escola Primeiro de Maio, para então obter essa formação.... E como podem ver, hoje aqui estou. Formada professora!! Apaixonada pela arte de ensinar, Ciente que os desafios são diários, mas as recompensas são muito maiores que estes desafios...
Fiz meu estágio Curricular em um terceiro ano do Ensino Fundamental. Eram alunos de baixa renda que estudavam em uma escola de periferia. aqui mesmo em Porto Alegre. Naquelas quatrocentas horas de estágio mais aprendi do que ensinei.
Após formada como professora e apenas com magistério, as ''oportunidades'' de emprego eram escassas, Por precisar trabalhar, comecei como auxiliar de turma numa Escolinha de Educação Infantil. Esta faixa etária não era meu ideal. Mas como precisava do dinheiro para meu sustento. Fui aguentando e no ano de 2014, entrei como professora da Rede Pública Estadual com 40 horas semanais. Ali estou até hoje, na E.E.E.F Padre Jaeger. Ano passado trabalhei com quarto ano e este ano estou com duas turmas de terceiro.
O que falar sobre minha docência?
Estou passando um período bem difícil, pois estou em licença saúde no momento. Sofro de Síndrome do Pânico, na qual estou em tratamento. Essas crises vem e vão na mesma intensidade. Agora voltaram com tudo, pois minha mãe está realizando muitos exames, e apareceu algumas coisas ruins, isso está tirando meu chão, por assim dizer.
Sei que tudo são fases. Isso logo passará. Exerço minha docência com amor. Sinto gosto de me doas aos ''meus'' pequenos. Eles me ensinam tanto!! Não existe alegria maior, em ver olhos brilhar ao conseguir compreender um pouco do que se passa ao seu redor. Ser professora para mim é MARAVILHOSO. Como já mencionei, temos desafios diários. A crescente falta de respeito por parte de alunos e familiares, o baixo salário e a falta de recursos e condições de trabalho nos deixam de mãos atadas e muitas vezes desmotivadas. Apesar disso, procuro centrar minha atenção nos benefícios e no valor pessoal que ganho diariamente como professora.
Sou uma pessoa medrosa. Tenho medo. Medo de perder as pessoas que amo. Medo de ver meus pais e familiares sofrerem por alguma doença. Ah, e tenho muito medo de dentista também. Mas o que me causa mal estar em pensar e me dá um ''medão'' é pensar no que nosso futuro, nossa nação, nossa educação se tornará se não tomarmos medidas cabíveis para mudar e transformar nossa realidade.
Ao mesmo tempo sou sonhadora. Acredito que só vou parar de sonhar o dia em que morrer. Creio que chegará um dia em que governantes se darão conta do valor que um professor possui. Passando então a dar melhores condições de trabalho e de salário também.
No momento que estou vivendo agora, meu único desejo é ver minha mãe saudável novamente. Ser aquela pessoa forte e aguerrida que sempre foi. Se conseguir isso, já me vejo feliz!
Meus projetos de vida nos próximos anos, é melhorar meu quadro de saúde, voltar a sala de aula e INOVAR. Até agora, a pouco tempo tinha aspectos da Pedagogia Tradicional muito arraigada em mim. Embora o pouco tempo já cursado, as leituras e trocas de experiências, cheguei a conclusão que preciso MUDAR. Ser mais FACILITADORA, ser SEMEADORA DE SONHOS. Ser exemplo de motivação para a comunidade escolar, afim de que esses mudem e acreditem em uma nova sociedade.
Por mais difícil que possa se tornar essa caminhada ao longo dos próximos quatro anos, tentarei até o último instante NÃO DESISTIR.
Este lugar aqui me orgulha muito. Nunca me imaginei estar estudando em uma das melhores universidades de nosso país. Quando pensa em estar na UFRGS, e olhando nossos mestres- estes me impulsionam- em crescer- aprender cada dia mais, mais e mais.
O que me move vir aqui?
Sei que um leque de oportunidades virão com essa formação. Talvez salários melhores. Mas o que move de verdade, é acreditar em mudanças. Acreditar que boas coisas acontecem. ACREDITAR!! Sim e fazer minha parte para que tudo isso aconteça. Se verei os resultados não sei, Mas o importante é saber que enquanto viva MARQUEI pessoas. Marquei vidas. Dei o meu melhor!!! Simples assim.... Consciência tranquila e a certeza de que fiz o que deveria ser feito é o que realmente importa!!!!
Karina, teu blog é encantador, lindo!! Parabéns!!!
ResponderExcluirEstou torcendo pela saúde da tua mãe! Deus abençoe vocês!
Aproveito para convidá- la a visitar o mu blog: http://josianafelix.blogspot.com.br/
Beijos
Josi
Obrigado Josi.Beijos te visitarei...
ResponderExcluir