sexta-feira, 10 de abril de 2015

Porfólios de Aprendizagem.

                                                        Portfólio...

     Portfólio! Ao falar essa palavra, faço alusão a Educação Infantil. Sim porque na Educação Infantil usa-se isso como instrumento avaliativo. Ao me deparar com essa modalidade agora no Ensino Superior está sendo uma grande surpresa.
     Ao ler, reler e pesquisar percebemos o quanto é rico e diferenciado este meio avaliativo. Este portfólio busca não uma pontuação de resultados, e sim o processo de construção do saber. E é neste instrumento que constará e marcará a ''trajetória'' do que foi aprendido.
     Sob que ''norte'' o realizamos? Reflexão, análise, auto- avaliação e objetivos traçados de onde se quer chegar. Chegaremos nesse ponto com muitos questionamentos( inclusive questionamentos internos), discussão, análises e por aí vai.
     Em minha escola, onde exerço a docência não se trabalhava até então com o uso dessa ferramenta de avaliação. Permeia-se a forma mais tradicional, que é a passagem do conteúdo, e logo em seguida através de provas ver o quanto o aluno aprendeu.
     Porém hoje, mais a par do assunto, compreendendo como é realizado este portfólio, chego a conclusão de que a avaliação constante, onde mostra a trajetória do saber que o aluno adquire, amplia não só a visão do aluno mas também a nossa quanto educadores. Isso porque é através do diálogo, das propostas, das dúvidas e situações práticas que  iremos perceber o que SE SABE, o que NÃO SE SABE  e o que SABE-SE PELA ''METADE'' por assim dizer. Com certeza uma nova forma de avaliação dinâmica, e acredito que com o tempo muitos professores serão adeptos a esta nova forma de avaliar.
     Estou muito feliz em iniciar os trabalhos de PORTFÓLIO, realizando o meu individual. É bom poder me avaliar e auto-avaliar. É bom poder através de reflexão afirmar: ''Não compreendo''. Através de um novo olhar, com ajuda de tutores e mestres, os conteúdos por vezes sendo explicados mais de uma vez, e idéias sendo refeitas  e repensadas saber que o conhecimento nunca terminará.  Podemos dizer: ''Um ponto final sempre será o começo de um novo parágrafo''.
     E o que falar quando lembramos de INTERDISCIPLINAS? Sabemos que este portfólio também nos dará a oportunidade de integrar diversos conteúdos ao longo de determinado tempo. O conhecimento é INTEGRAL- FAZ PARTE DE UM TODO, então por que avaliamos em MATÉRIAS INDIVIDUAIS? Será que o resultado é mais importante do que o processo? Questionamentos!!! Muitos questionamentos me surgem agora!! Tenho convicta certeza  de que muitas coisas precisam ser repensadas quanto a Educação. Precisamos QUERER VER! Precisamos QUERER MUDAR! Precisamos PARAR DE SEGUIR A MAIORIA que prefere seguir o caminho mais fácil!
     Ser professor realmente NÃO É PARA QUALQUER UM! Precisamos OUSAR, ACREDITAR EM MUDANÇAS! Talvez começar a olhar nosso aluno como um ''todo'' não como um ''número''. Hoje o aluno bom é aquele que tira nota 10. Mas por que aquele aluno que tenta, pergunta, faz e refaz, persiste, cansa sua mão usando a borracha afim de apagar seu erro, mas que tira nota 5 ou 6 não é visto como tão bom assim?
     Precisamos nos reavaliar URGENTE! Afinal, estamos perdendo nosso aluno pela falta de motivação. Alguns alunos desistem pois tentam, e nós por estarmos tão infiltrados na Pedagogia Tradicional NÃO reconhecemos seus esforços. Acabamos rotulando-os como ''preguiçosos'', ''burros'' e por aí vai!!
     O portfólio nos ajudará até mesmo quanto a isso. Mudar a maneira de vermos nosso aluno. Acredito que ao passo que realizar o meu portfólio de avaliação, seguirei adiante e farei junto de meus alunos seus portfólios também. Uma nova forma de avaliação, que mostrará uma nova forma de avaliação ousada, complexa, constante, processual, que permeará e motivará muitos alunos e docentes!!!



9 comentários:

  1. Quantas reflexões, colega!!! Está muito rico teu Blog...Bjs

    ResponderExcluir
  2. Comenta lá...

    http://aprendizagensdare.blogspot.com.br/

    Obrigada!

    ResponderExcluir
  3. Olá, Karina, como sempre, é uma delicia ler as tuas postagens, claro que devemos re-ver a nossa postura em relação ao tratamento de nosso aluno na sala de aula, sempre digo, cada um tem um tempo e maneira de aprender, que devem de ser respeitadas. Pensar em atividades lúdicas que levem ao aluno desenvolver a curiosidade, criatividade e incentivar o trabalho em grupo, onde eles aprendem também a cooperação e solidariedade com seu colegas. Me conta como tu farias uma aula que incentive o aluno a ficar em sala de aula?, e o teu portfólio de aprendizagem como seria realizado?
    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Sim Maria..Farei isso nas proximas reflexões...

    ResponderExcluir
  5. Sim Maria..Farei isso nas proximas reflexões...

    ResponderExcluir
  6. Colega ...que orgulho de você! Ficou lindo teu blog, adorei suas reflexões...tu te puxou..isso me estimula a me puxar também . Serás meu exemplo apesar de eu não ter tanto dominio assim,destas ferramentas. Mas parabéns pelo teu blog.

    ResponderExcluir
  7. Karina em ler seu portfólio entendi realmente o vivo todos os dias na prática você está de parabéns um grande exemplo de docente.

    ResponderExcluir