segunda-feira, 25 de maio de 2015

Pro dia nascer feliz....




Pro dia nascer feliz....





      Mais um filme brasileiro que mostra nossa triste realidade educacional. Como acreditar na seriedade de um país que não oferece o mínimo de dignidade para suas crianças em idade escolar?
     Sabemos que a falta de saneamento, higiene, merenda e transporte escolar não faltam somente em escolas isoladas, mas no geral- em sua grande maioria, principalmente nas escolas rurais e de periferia. No filme isso ficou bem retratado, mostrando as regiões norte e nordeste- muito afetadas por este mal.
     Já não bastasse isso, a falta de professores é um problema geral em nosso país. Aqueles que se fazem presentes, estão muitas vezes AUSENTES. A desmotivação, falta de interesse e os desafios que uma sala de aula impõe fazem com que se agrave essa situação.
    Neste momento, voltamos ao que já é falado. Precisamos mudar nossa Educação. As didáticas precisam ser repensadas. Em pleno século XXI,  forma de dar aula é idêntica as do século passado. Tudo evoluiu menos as Pedagogias!
    Vivemos numa sociedade em constante transformação. As famílias de nossos alunos não são mais as mesmas padronizadas encontradas a um tempo atrás. Consequentemente isso se reflete em nossos alunos e em nossa sala de aula. O contato com drogas, violência. problemas familiares e responsabilidades fazem parte do contexto social das crianças desde muito cedo. Podemos dizer que as CRIANÇAS NÃO SÃO MAIS CRIANÇAS.
    A escola precisa acolher seu aluno. Acreditar em seu potencial. Dar suporte aos mais ''difíceis''. Cabe ao professor transformar suas aulas. Acreditar nos seus alunos. Acompanhá-lo em suas dificuldades, fracassos e vitórias. Incentivar. E óbvio para tudo isso acontecer o professor deve QUERER e ALMEJAR tudo isso.
    Temos um grande desafio pela frente. Acredito o mais complicado. Fazer com que nossos alunos tenham gosto de ir para escola. Não vejam este rico espaço apenas como válvula de escape. Não basta ter a ''escola aberta'' nos finais de semana, mas nada agradável para se fazer ali. Precisamos repensar nossa forma de agir e ser como comunidade escolar.  E que após repensarmos, venhamos a tomar medidas cabíveis para que aconteça a tão sonhada TRANSFORMAÇÃO.
    Claro que as mudanças devem começas lá de cima- políticos sérios que também acreditem no poder da EDUCAÇÃO. Para alguns isso é apenas uma utopia, mas para mim enquanto houver vida, haverá esperança!!!


                   

Nenhum comentário:

Postar um comentário