domingo, 7 de junho de 2015

Pensando em Corporeidade...

                                                      Corporeidade
       Corporeidade, mente corpórea. O que é isso???
       Confesso que ouvi essas palavras pela primeira vez, na UFRGS, na disciplina do professor Clésio. Ao me referir a estes termos difíceis, mal sabia eu, o grande significado que há por detrás delas.
      Sim a elas, dá-se a entender o corpo em sua utilidade total; ou  a maneira como nosso cérebro reconhece o corpo para se relacionar com o mundo. Assim como um carro, não entendemos o seu perfeito funcionamento, mas precisamos saber pilotá-lo para que um acidente não aconteça. Da mesma forma, precisamos saber ''pilotar'' nosso corpo. Para isso, é necessário entender o que pensamos e como somos disciplinados.
      Ao saber que possuímos um cérebro único, precisamos rever quais são os estímulos e hábitos que temos para sua perfeita saúde e integridade. Não é em vão que por vezes, ele é assemelhado a uma ''máquina'', e por isso é capaz de ler diferentes formas e ângulos, percebendo diferentes estímulos. Cada indivíduo possui um cérebro e cada pessoa entende de forma diferenciada cada estímulo recebido. Cérebros são distintos. Isso faz nos entender o processo de aprendizagem de alguns alunos. 
      Sabendo disso, afirmamos que a CORPOREIDADE tem um papel fundamental na aprendizagem. O que nos leva a aprendizagem é o PROCESSO. Quanto professores então, precisamos parar de ''vomitar'' informações e conteúdos.
       Cabe a nós revermos nossa posição perante a sociedade e nosso aluno. Precisamos PROCURAR novos objetivos. Pesquisar. Escrever. Acreditar. E claro, passar esta ''gana'', esta vontade de aprender aos nossos alunos. 
       Resumidamente, precisamos olhar o fenômeno do aprender sob novas perspectivas, novos autores, novas concepções. O mundo no qual fazemos parte, é dispersivo, temos ele a nossa disposição. Cabe a nós, procurar o essencial!!!!! 

          

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