Conforme vimos no vídeo Caramba, Carambola, o ato do brincar é extremamente importante para as fases de educação infantil e séries iniciais. Para as crianças, o brincar é uma forma de linguagem que expressa para a criança estar no mundo. Através deste ato, a curiosidade e a aprendizagem serão instigados. A ideia de que para estarmos concentrados devemos estar quietos, está retrógrada, pois como sabemos, não pensamos apenas com um cérebro, mas devido nossa corporeidade, somos e pensamos com um corpo inteiro.
Para as crianças então, é vital que experimentem o seu mundo. Dar liberdade. Abrir espaços dentro da escola para que aja a interação dos diferentes grupos, nos seus diferentes espaços. Precisamos nos desvincilhar de ''nossa cultura educacional engessada'', onde a alguns anos atrás não eramos permitidos brincar. Isso não era valorizado no ambiente escolar, pois a escola era lugar individualista- servia apenas para ler e escrever.
Ser criança é privilégio! Ser criança é brincadeira! Que possamos valorizar essa etapa tão importante, e permitir que nossos alunos experimentam seu mundo com alegria e satisfação...
Oi Karina. realmente, sempre digo, brincar, assim como desenhar é coisa séria. Na brincadeira a criança coloca a sua realidade, assim como no desenho. Vou confessar, gosto de uma novela, mesmo que não assista na íntegra. Hoje na novela das 21horas, a questão do desenho foi bem esplorada, a menina colocou a realidade da mãe. Ela via a mãe enjaulada.E a professora foi na casa da menina dizendo que acionaria o conselho tutelar para investigar. Veja só, por causa de um desenho. Seria tão bom se a realidade fosse assim.
ResponderExcluirOi Karina. realmente, sempre digo, brincar, assim como desenhar é coisa séria. Na brincadeira a criança coloca a sua realidade, assim como no desenho. Vou confessar, gosto de uma novela, mesmo que não assista na íntegra. Hoje na novela das 21horas, a questão do desenho foi bem esplorada, a menina colocou a realidade da mãe. Ela via a mãe enjaulada.E a professora foi na casa da menina dizendo que acionaria o conselho tutelar para investigar. Veja só, por causa de um desenho. Seria tão bom se a realidade fosse assim.
ResponderExcluirKarina,
ResponderExcluirHoje iniciamos o eixo III. Mais uma etapa que inicia.
"Não importa onde você parou...
Em que momento da vida você cansou...
O que importa é que sempre é possível recomeçar.
Recomeçar é dar uma nova chance a si mesmo...
É renovar as esperanças na vida e,
o mais importante...
Acreditar em você de novo."
Nós acreditamos em ti e sabemos que juntos podemos fazer um caminho melhor.
Conta conosco (Equipe de formadores) em mais esta etapa!
[]'s
Tutora JacqueAguiar - SI
Jacque querida... Realizada em estar com vcs mais este semestre!!! Tenho absoluta certeza de que iremos juntos, construir neste semestre muitas coisas, e trilhar um novo caminho afim de transformarmos nossa Educação e nossas realidades.. Grande beijo Kaká!
ResponderExcluirOlá Karine! Eu gostei desta publicação, pois sempre considerei a brincadeira como algo importante para criança (e adultos também). No ano passado eu assisti a um documentário bem interessante sobre o brincar, o nome é TARJA BRANCA. Assiste alguns trechos pelo youtube, você irá gostar!
ResponderExcluirEu percebo que a sua postagem traz como referência o vídeo da disciplina, penso que o seu texto está bem argumentado, e nos traz uma reflexão sobre como o ato de brincar é visto por alguns dentro do ambiente escolar. Concordo com você, precisamos criar espaços para o brincar e a diversão na escola. Beijos
Oi Karina! Bem importante o que trazes. Muitos professores ainda acham que brincar é perda de tempo pois tem que dar conta do conteúdo. Como se brincar não fosse conteúdo nos anos iniciais. Quando as crianças brincam elas interagem e aprendem a se relacionar, a compartilhar, a respeitar os limites do outro.
ResponderExcluirTua postagem traz um vídeo com depoimentos bem significativos, mostrando possibilidades. No meu blog também tenho uma postagem sobre isso: http://jaquelineviegaspereira.blogspot.com.br/2015/11/brincar-e-coisa-seria.html.
Para qualificar ainda mais, sugiro que tu extraia do vídeo algumas falas significativas (pois são muitas) que fundamente o que trazes em teu texto.
Abraço.