quarta-feira, 5 de abril de 2017

Enfim, Quinto Semestre...





      E mais um semestre iniciou! Nossa primeira aula foi muito gratificante. Durante o semestre passado,  muito falei sobre ''uma nova forma de dar aula'', e ''um novo jeito de sermos professores''. Pois fazendo as primeiras leitura da interdisciplina, eis que percebo que a reflexão na prática x prática reflexiva é o ponto inicial para que isso aconteça. Como?
     Zaballa em seu texto '' La Practica educativa. Como ensenar? '', nos fala sobre os métodos globalizadores de ensino. Algo que aqui em nossas escolas está longe de se tornar realidade.
     Sob esta forma de ensinar, os conteúdos são trabalhados de forma interdisciplinar. O conteúdo propriamente dito, é algo secundário, porem eles sempre visarão a potencialidade formativa, tendo objetivos educacionais bem estabelecidos.
    Também sob esse método, a função social exerce uma função bem importante, pois deseja formar cidadãos que interajam, sejam solidários democráticos e que ''aprendam a aprender.''
     É uma realidade distante da nossa, pois ainda a pedagogia tradicional persiste e está arraigada em nossas escolas. A carga horária deve ser cumprida, os conteúdos programáticos, como o nome já diz, são programados e devem ser vencidos até o final de um trimestre.Cabe aos professores repassá-los, não levando em conta se o aluno quer ou não aprender aquilo.
     Muitos avanços se fazem necessários! Mas para que eu consiga dar os primeiros passos para essa concretização aconteça, um longo trabalho de conscientização por parte dos gestores se faz necessário.
     Sobre isso falaremos mais adiante, pois o apoio dos diretores e gestores são fundamentais para nossa prática pedagógica acontecer da melhor forma!



Referências: Zaballa. Antoni; 1995 Edit: Grao. ''La Practica educativa. Como ensenar.''

Um comentário:

  1. Olá.Bastante interessante iniciar o semestre com esse olhar e a compreensão da necessidade de debater um novo modelo de educação. Muito boa a tua postagem, com embasamento teórico. Entendi o contexto em que utilizou expressões entre aspas, mas as reserve para as citações, tornando assim tuas escritas objetivas e precisas.
    Até mais.

    Att, Katielle de Oliveira
    Tutora Organização e Gestão da Escola- Turma B- Eixo V

    ResponderExcluir