sexta-feira, 9 de outubro de 2015

Eis a Escola...

                                               EIS A ESCOLA...
                        Esta semana ao abria Zero Hora, me deparo com a foto abaixo....
       Confesso que esta foto me chocou muito, pois como todos sabemos a situação na Síria está muito difícil devido a guerra. Porém apesar de tudo nos deparamos com esta cena. Uma menina indo para escola.
       Na minha última postagem, mencionei que o espaço escola estava com seu papel distorcido, pois como já falado por anos ela, se tornou local de enclausuramento. Mas esta foto apenas reacendeu em mim, o que foi falado em aula, precisamos da utopia: da esperança, crença, da profissionalidade do professor. Precisamos por estas crianças, SOFREDORAS acreditar e fazer tudo diferente.
       Graças a Deus, uma guerra propriamente dita, não temos aqui no Brasil, porém a criminalidade, injustiça, violência verbal e doméstica, disputas por pontos de droga e corrupção acompanham nossas crianças a todo momento.
      Precisamos DIAS MELHORES. Vivemos esperando por momentos de paz. Por nossos pequenos e futuros cidadãos, queremos fazer uma NOVA ESCOLA. Uma escola aberta ao convívio, a liberdade do ir e vir, a diversidade e o respeito ao todo. Uma escola onde se tenha tranquilidade e que o estudar seja prazeroso.
     Quantas meninas sírias tenho em minha escola? Quantas meninas vítimas de abuso físico e verbal tenho em minha sala de aula? Crianças vítimas do medo, da insegurança, da dor de não ter ninguém por elas? Como ser indiferente a esta fotografia? Como educadora e apaixonada pela arte de educar, não tem como não me emocionar com isso. Nos olhares puros e sinceros de uma criança, percebemos a vontade da mudança. Precisamos nos questionar e agir, pois apesar da dificuldade, ''apesar de tudo, o caminho da escola ainda é o procurado''.
     Eis o papel da escola.... Semear sonhos de dias melhores, e claro receber de braços abertos e com uma nova visão estes seres que buscam e querem uma nova forma de viver o futuro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário