Após nossa última aula da disciplina de Escolarização, quantos questionamentos, indagações, reflexões, e principalmente vontade de fazer diferente.
Ao assistir o clipe acima e pensarmos juntamente no texto trabalhado em aula Maquinaria Escolar, quanta semelhança, ou quanta coincidência com os nossos dias, com as nossas escolas.
Certo autor, muito sábio em suas palavras nos afirma: ''A escola substituiu a aprendizagem.como meio de educação. Isso quer dizer que a criança deixou de ser misturada aos adultos e de aprender a vida diretamente, através do contato com eles. A criança foi separada dos adultos e mantidos a distância numa espécie de quarentena, antes de ser solta no mundo. Essa quarentena foi a escola, o colégio... Começou então o enclausuramento das crianças...que se estenderia até nossos dias, ao qual se dá o nome de escolarização.'' Não seria o local escola, muitas vezes um local de enclausuramento? Infelizmente, através do que presenciamos dentro de um contexto histórico social, a escola é vista como um lugar que ''FECHA PAREDES'' e ''FECHA IDÉIAS''. Será que o papel da escola não estaria distorcido?
Percebemos que a escola faz apenas a representação de um Sistema. ''Mãos invisíveis'', como que manipulam o professor , e este acaba não tendo a força suficiente para a transformação. Eis que neste momento me pergunto: ''De que forma criar novos modelos se somos frutos desta mesma maquinaria???''.
A escola desde os primórdios é ''tudo igual''. A escola serve para moldar, proteger, ''doutrinar'' quem sabe? Obedecer a autoridade é sua marca registrada.
Como sabemos, devido a influência da igreja, a escola serviu para isso ''doutrinar os menos favorecidos''. Enquanto os abastados e a burguesia tinham uma educação para possuir cargos importantes, os pobres eram doutrinados para obedecer e ser mão de obra barata.
Isso mudou? Infelizmente não! Embora a educação expandiu muito nos últimos anos, a classe popular tende a estudar em escolas públicas com seu ensino de segunda linha, como assim é visto. Por que ainda possui-se essa visão, se na grande maioria os professores da mesma escola privada são os da escola popular? Infelizmente, isso acontece pela ambiguidade deste local. Querendo ou não, o Sistema tem por finalidade, formar os seres da classe popular- inoperantes, fechados- reprodutores das mesmas idéias e atitudes.
Outra grande questão é que, não possuímos ESPECIALISTAS no campo educação. Avançamos no que se trata de sindicatos e tal, porém ouso aqui falar que em nossa categoria falta ética, força de vontade, ir todos como grupo em busca de um único objetivo. Somente assim conseguiremos fortalecer essa classe de profissionais tão desfavorecida profissionalmente.
Quanto mais penso e reflito, mais percebo que mudanças são necessárias... Mas algo me diz que estamos muito longe de uma ''melhoria notável''. Mas 'bora lá', pois como diz Renato Russo: ''Quem acredita sempre alcança''.
Oi Karina! Isso aí, desistir nunca, persistir e ter esperança sempre!
ResponderExcluirEstamos juntas nesse grande desafio da educação na " utopia " do fazer docente.
Beijos