quarta-feira, 21 de outubro de 2015

O DIA 15 DE OUTUBRO....

                                             Dia do Professor-15/10/2015

        Começo minhas reflexões nesta semana, mostrando o vídeo ao lado: ''Tudo depende de mim''.

   



             Atrasada!
             Decidi fazer este post, pois falar sobre essa data é realmente um privilégio, porém como todo bom professor o atraso faz parte de nossa rotina.
             O que posso falar sobre o dia de hoje? Confesso que, nossa trajetória quais educadores, tem sido marcadas por dias de luta e glória...Ando desmotivada! Sabe aquela sensação de remar, remar e remar. e mesmo assim sentir que não se sai do lugar?Pois bem me sinto bem assim!!
            São tantas desilusões, problemas para resolver, que acabamos nos sentindo fracas e sem chão. Nós professores, somos educadores, psicólogos, médicos, bombeiros, dentistas, amigos, confidentes, e adquirimos muitas vezes o papel de pai ou mãe ara impor limites. Resolvemos todos problemas que aparecem na nossa frente, mas e quem nos ajuda a resolver os nossos frente as dificuldades em sala de aula? É, a vida do professor mudou! Apesar do constante esforço, não recebemos o mérito devido, o agradecimento e a ajuda merecida...
           Saber que desenvolver meu papel frente aos alunos da melhor maneira possível,é muito bom. Ser protagonistas em plantar sementinhas e sonhos é realmente maravilhoso! Mas me sinto desmotivada, e querendo ou não pensando no dia de hoje como uma data especial, não tem como não vir a tona o turbilhão de emoções que vivo em sala de aula. Sabe, me dói muito, ver crianças que estão no seu processo de desenvolvimento fadadas ao ''erro''. Vejo adolescentes sem o mínimo de vontade e disposição em aprender. Vejo rebeldia sem causa aparente, brincadeiras de péssimo gosto e crianças que não estão dispostos a absolutamente NADA!
          Isso realmente é desmotivador! Já não bastasse isso, o que falar dos parcelamento de salários que a classe pública dos professores passaram a meses atrás? Isso foi humilhante. Como ter satisfação e alegria frente a todos estes episódios? Apesar disso, ainda continuo na busca de respostas e na esperança de novas realidades!
         E as escolas sucateadas que estamos inseridos e perceber que que pouco se faz em favor de nosso Brasil. Dói perceber  que muitos de meus colegas professores estão assim como eu, sem vontade e desacreditados. Dói perceber que a cada dia que passa estamos mais longe de um ideal no que se refere a educação.
        Hoje estou  tomada por este sentimento de desilusão. Ao mesmo tempo, acabei de assistir este vídeo que coloquei aí em cima. Depende de mim, continuar com este sentimento ruim, ou lembrar de alguns alunos que brilham com cada proposta e descoberta feita. Fico pensando nos corações que consegui marcar para o bem. Acredito que ao longo de minha jornada consegui sim fazer isso... E lembrar disso me faz sorrir, ou seja nem tudo está perdido.. Somente um novo amanhecer ou copo de água com açúcar para acalmar e pensar nos momentos bons desta caminhada enquanto PROFESSORA!!
       
       

Nenhum comentário:

Postar um comentário