quarta-feira, 22 de março de 2017
Ahhh a Matemática...
Voltemos nossa atenção, pensando um pouco como nós individualmente estamos ensinando Matemática.
Até os dias de hoje, a matemática é vista com maus olhos para uma vasta maioria de alunos. Por que isso acontece? Infelizmente, como já mencionei em outras postagens, precisamos urgentemente melhorar nossas práticas e ensinos. Precisamos encantar nosso aluno, para que ele queira aprender. Precisamos desafiar, propor técnicas e situações que os façam sair de suas zonas de conforto e, que eles consigam fazer a partir do conteúdo, associações com o meio em que vivem. Como conseguiremos isso? Primeiramente, precisamos ''partir do conhecimento prévio das crianças, pois elas conhecem as operações matemáticas antes mesmo de entrarem na escola.''
O que se observa quanto as aulas, é que os conteúdos são simplesmente passados, e muitas vezes sem discussão posterior e de forma pronta.
De acordo com Smole e Muniz, '' a questão da sistematização da matemática, está intimamente ligada ao problema de formação docente, e leva-nos a destacar a transposição didática- a transformação do saber cientifico, acadêmico, em saber a ser ensinado, (aquele presente nos livros didáticos)- existente na rede de instituições envolvidas com as práticas docentes...'' ( Smole, Muniz;2013 p.17)
Quais educadores, precisam PARAR de reproduzir mecanicamente os livros didáticos, e permitir que os alunos pensem, raciocinem, façam suas ''leituras'' e cheguem as suas conclusões. Obviamente, para que isso aconteça, nós como professores também precisamos estar preparados, pois muitos de nós, não estamos a par, e nos falta uma formação capacitada, sobre esta nova forma de ensinar Matemática.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário