O material lido nesta semana foi de extrema ajuda e importância. A disciplina de Matemática, sempre foi vista por mim, com muita dificuldade de ser compreendida. A reprodução dos conteúdos foi e ainda é realidade. A ''decoreba'' e a não apropriação fazem parte do ensino desta.
É cada vez mais necessário ''trabalhar o concreto, no processo de construção do conhecimento, principalmente quando se trata da relação números e quantidades...'' (Lourenço, Baiochi, Teixeira. 2012)
Quando trabalhamos conceitos básicos e fundamentais na Matemática, como classificação e seriação, por exemplo, e fazemos isso de forma concreta, conseguimos fazer com que nosso aluno não apenas entenda este conteúdo, como o mais importante, faremos com que ele organize a sua realidade, pois uma coisa liga a outra. Através de aplicações, situações problemas e resultados, conseguimos passar a utilizar o pensamento lógico.
Sim, a alfabetização matemática é possível, e tão importante quanto a aquisição das letras e palavras. Mas para que consigamos a usar, precisamos primeiramente mudar nossa postura quanto a forma como estamos a ensinando.
REFERÊNCIA: Revista da Universidade de Ibirapuera. São Paulo, V.4, p 32-39,jul/dez 2012.
Nenhum comentário:
Postar um comentário