quarta-feira, 22 de março de 2017

Reavaliando minha forma de dar aula de Matemática...




     Os estudantes brasileiros, citam algumas pesquisas, não sabem interpretar o que lêem, e não se apropriam do conhecimento básico matemático, considerado obrigatório para seu conhecimento. Isso é lamentável!
     Precisamos urgentemente mudarmos nossa forma de ensinar. A reprodução automática, a ''decoreba'', a não associação e a não sistematização ainda fazem parte  do ensino desta. Os professores não estão preparados para ensinar!
      Eu professora Karina, venho mudando meu fazer pedagógico, a fim de facilitar ao máximo o ensino de Matemática. Venho cada vez mais usando o material concreto. Tampas de garrafa, palitos de picolé, lápis e canudos são auxiliadores em minha prática. Acredito que o aluno, somente conseguirá fazer suas associações e correspondências se entender a quantidade associada ao seu numeral. Quando ele por si só consegue fazer isso, , o processo de aprendizagem está acontecendo.
     ''Como educadores almejamos encantar nossos alunos de modo que explorem, situações que sejam desafiadoras para eles  e que os estimulem  a realizar descobertas, identificar relações, e enfim, que aprendam a gostar de estudar e aprender matemática...'' (Smole, Muniz, 2013p.20).
     A curiosidade e o gosto por este ensino podem ser aguçados. Basta inovar e transformar nossa maneira de passarmos este ensino.


REFÊRENCIAS: Smole,Kátia Stocco; Muniz Cristiano Alberto. A matemática em sala de aula; Reflexões e propostas para o Ensino Fundamental. Editora: Vozes, 2013.

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