quarta-feira, 22 de março de 2017

'' Tempo de Aprendizagem...''






     Cada aluno possui a partir das suas vivências, sentimentos e experiências seu ''TEMPO DE APRENDIZAGEM...'' Vivemos em constantes mudanças, e estas são sentidas por todos dentro da comunidade escolar. Sampaio afirma: ''os desempenhos e habilidades predefinidos pela escola e/ou pelo sistema educacional considerados universais, devem ser atingidos em determinado tempo escolar.'' ( Sampaio, 2002, p.188)
    Afinal que tempo é este? Um tempo essencial para que o processo aconteça. Partindo do principio que vivemos a inconstância de nossa atualidade, onde mudanças ocorrem a cada momento, nós enquanto professores, devemos abrir mão de coisas intrínsecas de nosso fazer pedagógico, dando lugar a uma nova forma de ensinar.
    É necessário por de lado os conteúdos propriamente ditos,e permitir que nossas salas de aula se tornem ambientes de interacção, vivências, trocas e coletividade.
    É necessário revermos o que é a avaliação que estamos aplicando aos nossos alunos. Esta questão precisa ser rediscutida, pois como já sabemos, ela não deve ser o resultado final de algo, pois o ato de aprender é processo contínuo, ou seja a avaliação deve ser diária, não bimestral ou semestral.
   Muito temos ainda a avançar no quesito TEMPO no ambiente escolar, mas que continuemos fazendo bom uso de pesquisas e autores que falam sobre essa temática, afim de chegarmos as nossas próprias conclusões, desta forma modificando nosso modo de ensinar.

REFERÊNCIAS: Sampaio, Cármen Sanches. Educação Brasileira em tempo integral. Editora: Vozes,2002 p.182-196

Nenhum comentário:

Postar um comentário